Só um momento...

Buscando os melhores benefícios

Saiba como economizar dinheiro com dicas incríveis


Quanto melhor for sua capacidade de economizar dinheiro, mais perto você estará de alcançar seus objetivos e de ter uma melhor situação financeira.

Saber como economizar dinheiro nem sempre é fácil. Mas com algumas pequenas mudanças e a aplicação de algumas técnicas, pode ser simples e, o mais importante, sem fazer grandes mudanças em sua vida.

Além disso, devido à falta de educação financeira, muitas pessoas esquecem, ou não sabem, quanto dinheiro gasta. Isso é tão ou mais importante do que quanto dinheiro você ganha.

Segundo levantamento da CNDL e da SPC Brasil, sete em cada dez brasileiros não conseguem economizar e 40% acreditam que isso acontece por causa dos baixos salários. Mas se esse é o problema, por que pessoas com salários altos acabam sem dinheiro no final do mês? A resposta está em como você gasta seu dinheiro.

A maneira como você usa seu dinheiro deve ser sempre uma prioridade, pois quanto maior for sua economia, mais perto você estará de alcançar seus objetivos de vida.

Entenda sua vida financeira

O primeiro passo é conhecer sua vida financeira para conseguir definir metas de economias. Você precisa saber quanto ganha, quais suas necessidades fixas e variáveis, quanto gasta, suas dívidas, o que quer comprar ou economizar são perguntas que podem te ajudar a conhecer melhor a sua vida.

Uma regra é clara, você sempre deve ganhar mais do que gasta. Caso isso não esteja acontecendo com você, saiba que está na hora de tomar uma atitude.

Uma boa dica é anotar tudo o que gasta, principalmente gastos considerados bobos em planilhas ou aplicativos. Dessa forma, você conseguirá ter uma melhor noção dos seus gastos e o que pode ser feito para economizar.

Diga adeus a gastos sem necessidade

Por mais que seja difícil, algumas atitudes precisam ser tomadas para você conseguir economizar. A principal é deixar de lado os gastos sem necessidade como sair todo final de semana, ir ao mercado diariamente, pedir delivery, andar de carro, clubes e canais de streams, compras de roupas e afins. É claro que nem só de economia a gente vive, mas um sacrifício pode valer muito a pena.

Ao invés de pedir um delivery por exemplo, cozinhe em casa e faça marmitas para levar para o trabalho, ou ao invés de ir a um barzinho, faça algo em casa.

Outra boa dica, é parar de pagar para outras pessoas fazerem algo que você sabe. Hoje em dia existem muitos vídeos na internet que ensinam o passo a passo de várias coisas, desde a trocar uma resistência até fazer reparos elétricos.

Economize água e energia

Por conta do desmatamento, falta de chuvas e do desperdício, água e luz estão cada vez mais com tarifas mais caras. Uma boa ideia para ajudar o seu bolso e o planeta é a economia. Escove os dente com a torneira desligada, desligue o chuveiro enquanto se esfrega, evite lavar a calçada e prefira varrer, não deixe luzes acessar sem necessidade e veja que a economia na conta no final do mês pode ser surpreendente.

Reveja seus gastos

Você realmente precisa de ter todos esses canais na sua TV? Usa mesmo esse tanto de mega? Precisa mesmo de uma roupa nova? Precisa mesmo comprar mais comida? Ou isso é tudo por necessidade de consumo?

As vezes compramos por impulso e nem precisamos. Antes de comprar, pense bem se é algo momentâneo ou se é mesmo necessário. Quem nunca comprou aquele tanto de coisa no mercado e acabou vendo a geladeira cheia de coisas estradas uma semana depois.

Dizer não para sí mesmo não é algo fácil, mas gastos considerados bobos como 5,00 reais ali, 10,00 aqui podem gerar uma fatura bem grande no final do mês.

Compre sempre à vista

Fazer uma conta com um dinheiro que ainda não é seu pode ser muito perigoso. O parcelamento pode ser o início de uma bola de neve de contas. Afinal, você pode parcelar algo em 12 x e perder o emprego no meio das parcelas e não conseguir arcar com a dívida. Nesse caso, recomendamos que compre sempre à vista, e caso seja algo de valor muito alto, junte o dinheiro. Quem sabe até lá, você reveja seus gastos e não seja mais necessário.

Compare preços e aproveite promoções

O nosso dinheiro é muito suado para ser jogado fora, não é mesmo? Antes de comprar qualquer coisa, pesquise preços. Você pode economizar muito dinheiro.

Isso sem falar em promoções, trocas de coleções e estações que podem levar os preços para metade.

Cuidado com supermercados

Não vá fazer compras com fome. Assim você compra muito mais. Além disso, sempre leve uma lista de compras e não fuja dela, dessa forma você compra apenas o necessário, não perde comida em casa e ainda economiza.

Viaje com responsabilidade

Planeje suas viagens com antecedência. Evite viajar na alta temporada e procure pacotes de promoção. Pesquise bem hotéis e passagens e estime um valor máximo para ser gasto na viajem.

Photo of author
publicado por
Leticia Gabriela
Postado em:

⭐⭐⭐⭐⭐
NOSSAS MELHORES RECOMENDAÇÕES:


Cartão de Crédito Santander SX

CARTÃO SANTANDER SX

Aprovação facilitada. Solicite ainda hoje o seu Cartão Santander!

Cartão de Crédito PicPay aprenda a solicitar

CARTÃO PICPAY

A mais nova opção do mercado. Solicite ainda hoje o seu!

Cartão de Crédito itaú click

CARTÃO ITAÚ CLICK

Sem anuidade para sempre e limites de até 10 mil reais!

Cartão Neon Aprenda a Pedir

CARTÃO NEON

Cartão de Crédito Sem Anuidade e conta digital GRÁTIS!

imagem cartão de crédito inter

CARTÃO BANCO INTER

Famoso por limites altos! Banco 100% Online.

cartão de crédito willbank

CARTÃO WILL BANK

Um dos queridinhos do momento! Uso imediato após a aprovação.

plugins premium WordPress