Com a crise de empregos no país, real desvalorizado e com o recente resultado das eleições você brasileiro está com medo de ficar no Brasil e está pensando em se mudar e não sabe como fazer para ir morar fora do brasil ? Nesse sentido, trouxemos dicas para morar fora do brasil que podem te ajudar a escolher um país onde o seu esforço seja reconhecido e você possa ser dar bem financeiramente.
5 Países para Morar e Trabalhar
Chile
O Chile é uma ótima opção para quem quer ir morar fora do brasil e não tem muito dinheiro. Além disso, ele está aqui pertinho e pode facilitar as visitar aos familiares com voos de menos de 4 horas. O país é um local com diversos locais lindos como o deserto do Atacama e com o idioma espanhol, sendo mais fácil para dialogar.
À princípio você pode morar no Chile com uma permissão temporária (até 1 ano mesmo sem emprego) ou com permissão de trabalho por 2 anos. Contudo, a documentação pode custar mais de 100 dólares e o processo pode levar de 3 meses a 1 anos (com risco de ser negado).
No entanto, os salários são bem altos, chegando ao equivalente a 3 mil por mês, sendo o salário mínimo equivalente a 1700 reais.
Para trabalhadores nas áreas de tecnologia, turismo e mineração o país oferece bastantes oportunidades.
Alemanha
A Alemanha e um país bem procurado por brasileiros e se você possuir descendência Alemã, o processo pode ser tornar ainda mais fácil. O país fala Alemão, o que pode dificultar a sua moradia, contudo, várias pessoas se comunicam através do inglês.
Através do consulado brasileiro você pode pedir um visto para ficar por 6 meses na Alemanha e procurar emprego, contudo é preciso ter uma carta de recomendação (seja de universidades ou empresas) e comprovar renda de 853 euros por mês.
Depois que você estiver empregado, basta aplicar para o visto de trabalho que custa cerca de 75 euros.
A Alemanha possui salários altíssimos (em média 47600 euros ao ano/ salário mínimo de 1498 euros) o seu consulado é bem receptivo a estrangeiros que possuam um bom currículo e falem sua língua pátria, sendo uma boa opção para quem quer ir morar fora do brasil .
Irlanda
O país com o maior salário mínimo da Europa (1614 euros) tem um programa facilitado de intercâmbio onde você pode tirar um visto de 8 meses (podendo ser renovado para 16) com trabalhos de 20 horas semanais. Para isso é preciso ter 3 mil euros, seguro e IRP de uma universidade. Contudo, apesar do processo da Irlanda ser um dos mais “fáceis” é mais difícil obter o visto de trabalho, visto que as leis trabalhistas de lá impulsionam muito os seus conterrâneos. Porém áreas como enfermagem, medicina, ciências e engenharia possuem uma maior facilidade.
Por fim, uma dicas para morar fora do brasil é lembrar que a Irlanda é um local bem caro, portanto é importante levar uma boa reserva.
Portugal
Portugal está na lista entre os 10 países mais baratos de ser morar na Europa, com salário mínimo de 750 euros, com clima e língua bem fácil de se acostumar para o brasileiro. Para morar em Portugal você pode ir com o visto tipo D1 (quando você é contratado por uma empresa), D2 (prestador de serviços ou empreendedor) ou D3 (profissional de alta qualificação).
Outra opção é o visto para trabalhar de 3 meses, contudo é preciso comprovar renda e residência, bem como a proposta de trabalho.
Devido ao fato de Portugal ter colonizado o Brasil, o país é um dos mais fáceis de se mudar e o processo todo não deve ultrapassar 5 mil euros, sendo uma boa opção para quem quer morar fora do brasil.
Canadá
Um país super seguro e com duas línguas oficiais (inglês e francês) o Canadá é um ótimo destino para brasileiros. O salário mínimo é em média 14 dólares por hora e eles possuem a possibilidade de um processo de imigração de forma totalmente online. Para isso é preciso ter as competências necessárias com experiências, certificados (seu ou do seu conjugue) e buscar o visto de trabalho/moradia. O processo todo leva 60 dias a pode custar em média 8 mil dólares e você pode trabalhar e estudar no canadá .
Existe também a opção de estudar ingles e trabalhar no canada, ou fazer um intercarbâmbio canadá 6 meses de trabalho e estudo .
Países Mais Difíceis Para o Brasileiro Morar e Trabalhar
Apesar do brasileiro ser um povo muito qualificado e trabalhador, alguns países possuem critérios muito rigorosos para imigrantes, contudo, apensar da dificuldades não é impossível e você pode tentar mesmo assim. Vale lembrar que isso é para morar e trabalhar de forma legal e com direitos, o processo ilegal é bem comum, contudo muito perigoso, além de ser crime, sendo uma dica par quem procura como conseguir morar fora do brasil .
Veja a lista dos países abaixo:
- Nova Zelândia
- Austrália
- Suécia
- Suíça
- Estados Unidos
Entenda Por que é Difícil Conseguir Morar Fora do Brasil
A imigração para brasileiros seja para qualquer país fora da América Latina é bem intensa e por este motivo, os países precisam dificultar a entrada para controlar o número de imigrantes e garantir qualidade de vida para todos.
Além disso, existem vários países que possuem leis trabalhistas que priorizam seus conterrâneos e dificulta o emprego para estrangeiros, restando apenas trabalhos braçais e considerados mais difíceis.
Quer saber o que fazer para morar fora do brasil ? Uma boa dica é um fazer um bom curso de ingles online bom
Cursos Podem ser o Diferencial para você ir morar Fora do brasil
Um curso de ingles é uma das principais dicas para morar fora do brasil. Você pode optar por fazer cursos de ingles online bons através de plataformas como o gran cursos ( de uma olhadinha no site e aproveite a black friday gran cursos e o anuncio de cursos, ou pelo instagran gran cursos). A plataforma oferece vagas gran cursos para várias áreas além do curso de ingles online bom (sendo eleito o melhor curso de ingles online para iniciantes pelos seus clientes) como o gran cursos juridico (clique aqui e seja direcionado para a página).
Além do curso de ingles, o curso de administração, curso de estetica, curso de excel, curso de ti, curso de design gráfico ou qualquer curso online com relevância internacional pode ser o grande diferencial para você se dar bem fora do Brasil.
Dicas de Como Conseguir Morar Fora sem Ter Muito Dinheiro
- Programa Erasmus
O programa Erasmus é um intercambio da Europa que tem parceria com diversas universidades aqui do Brasil, desse modo, através do programa, diversos alunos podem ir para a Europa e ficar estudando lá por até 2 semestres. Além disso, durante o seu intercâmbio você não precisa pagar a faculdades (nem a do exterior, nem a do Brasil) e pode conseguir moradia e alimentação com preços super acessíveis nos campus da própria faculdade.
- Trabalho voluntário
Você pode optar por fazer trabalhos voluntários em vários países do exterior e ganhar moradia e alimentação como forma de agradecimento. Como por exemplo, você pode trabalhar como tradutor em hotéis e restaurantes. Veja mais sobre em sites como o Wordpackers.
Além disso, existe a AIESEC que proporciona mais de 114 países para trabalho voluntário ou remunerado para estudantes.
- Se torne um estudante
Se você é um brasileiro que gosta de estudar, existem várias universidades no exterior que ofertam bolsas de estudos para mais diversas áreas de ensino. Desse modo, normalmente as universidades oferecem o estudo, moradia e alimentação, podendo algumas até pagarem o deslocamento do Brasil para o país. Existem opções de graduações, mestrados, doutorados e pós-doutorados. Nesse sentido, confira algumas das instituições que oferecem bolsas: Fundação Lemann, Rotary, Banco Santander, Fundação Schlumberger, Embaixada da República da Alemanha, Instituto Goethe e Fundação Gulbenkian.
- Programa Au Pair
Esse programa é perfeito para você que é mulher e tem entre 18 a 30 anos. À princípio o programa consiste em levar babás para locais como Inglaterra, Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Holanda. Contudo, para participar desse projeto é preciso falar o idioma nativo no país e gostar de crianças. Através do Au Pair você pode morar e ter alimentação no próprio trabalho e os salários ainda podem ser bem lucrativos.
Coisas que um Brasileiro Precisa Saber Antes de Morar Fora
O processo de sair de casa é bem complicado, principalmente quando o seu novo lar é um novo país com diferentes culturas e hábitos. Primeiramente, é preciso que você se qualifique bem, pois como aqui no Brasil, o mercado de trabalho exige certas competências.
Desse modo, o ideal é buscar se profissionalizar e ir para países onde falta mão de obra qualificada em determinada área. Por exemplo, se você é da área da saúde, o Canadá pode ser uma excelente opção.