2023 é o ano de finalmente poder realizar o sonho da casa própria por meio dos incentivos do governo através do Minha Casa, Minha Vida que agora, em 2023 está com um número maior de vagas. Nesse sentido, o novo governo federal aumentou significativamente seu orçamento para ajudar os brasileiros a comprar e financiar a casa própria. Interessado? Junte-se a nós para ver como podemos ajudá-lo com este artigo.
Entenda Melhor o Programa Minha Casa Minha Vida
O programa do governo baseia-se no financiamento imobiliário para brasileiros com renda bruta mensal de até 7.000 reais, financiando o subsídio com juros muito mais baixos do que qualquer outro tipo de financiamento habitacional. Além disso, existem subsídios para mães solteiras, famílias com filhos, algumas classes sociais em situações de emergência.
É importante que você saiba que o programa está disponível para casas novas, usadas, rurais, urbanas, além de poder usar o FGTS como parte da entrada e reduzir ainda mais a taxa de juros.
Portanto, o imóvel só precisa ser aprovado na legislação do Minha Casa, Minha Vida para ser adquirido.
Quem Tem Direito ao Programa?
Infelizmente, nem todo brasileiro pode participar do programa. Nesse sentido, é importante estar atento a alguns dos requisitos mínimos impostos pelo governo. É preciso ter renda mínima de R$ 1.800,00 e máxima de R$ 7.000,00 (porém, essa renda pode ser simples ou familiar, depende de cada caso e do tipo de união estável ou número de membros da família). Do mesmo modo também é preciso ter nome limpo e sem restrições no Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Faça sua Inscrição de Forma Fácil
Primeiramente é preciso se cadastrar no Minhas Casa, Minha Vida que é muito fácil e toda a simulação pode ser feita pelo site para você saber o valor da entrada, parcelas, número de parcelas e quanto pagar.
Clique aqui para fazer a sua simulação.
Depois, após a analisar, é só aceitar e ir até a Caixa com seus documentos pessoais (RG, RG, comprovante de renda e documentos do imóvel que deseja comprar, como plantas e avaliações autorizadas) e análise de necessidades . Após o banco analisar seu pedido de financiamento, basta assinar o contrato e começar a pagar as parcelas.
Vale lembrar que o dinheiro pode demorar para chegar (os prazos são avisados antes da assinatura). E documentos como plantas e avaliações de engenheiros podem ser necessários. Nesse sentido, é melhor reservar um valor para essas despesas que não estão incluídas no financiamento.
Afinal, gostou de saber mais sobre como conseguir a sua casa através do Programa Minha Casa, Minha Vida? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de enviar para seus amigos e familiares ficarem por dentro do assunto.