A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta muito interessante que foi desenvolvida pelo Banco Central e sua função principal é ajudar os consumidores na hora de efetuar suas finanças pessoais.
Com o auxílio da ferramenta, você poderá prever valores a serem pagos e assim poderá se programar. De forma simplificada, ela funciona como um simulador de pagamento, de investimentos e dívidas.
Um dos principais pontos positivos em relação a esta funcionalidade, é que ela é totalmente gratuita e disponibilizada em um aplicativo oficial do Banco Central.
Entenda como funciona
A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta totalmente gratuita que disponibiliza uma série de serviços de cálculos para o seu cotidiano, buscando proporcionar um melhor controle para a sua vida financeira.
A partir desta funcionalidade você pode calcular o valor exato de uma aplicação com depósitos mensais, calcular o valor de um financiamento que tenha prestações fixas e muito mais. Dentro das possibilidades, você também poderá fazer a correção monetária sobre cada uma delas utilizando-se diversos indicadores. O rendimento da sua poupança também pode ser calculado facilmente através da ferramenta.
No caso de investimentos na poupança, a Calculadora do Cidadão calcula o rendimento a partir da data do seu aniversário, já que a remuneração ocorre normalmente a cada 30 dias, não sendo proporcional.
Além disso, ela realiza os cálculos que envolvem os juros compostos. Dessa forma, ela facilita amplamente a vida daqueles que precisam tomar decisões financeiras a longo, médio e curto prazo.
Como tenho acesso a Calculadora do Cidadão?
Para ter acesso a esta funcionalidade, basta que você busque pelo aplicativo oficial desenvolvido pelo Banco Central e o instale em seu smartphone (compatível com dispositivos Android e IOS).
Como funciona os cálculos do financiamento com prestações fixas?
Uma das principais funções da Calculadora do Cidadão é a realização de cálculos sobre o financiamento de prestações fixas. Neste caso, a ferramenta reúne a taxa de juros mensal, quantidade de meses, valor financiado e valor final da prestação. Sendo assim, a ferramenta pode calcular facilmente qualquer uma destas variáveis.
Para fazer a consulta é necessário inserir os valores referentes em todos os campos e caso deseje, estes podem ser alterados. Depois de ter acesso aos seus cálculos, estes também poderão ser compartilhados através do Facebook Messenger, WhatsApp ou em outro aplicativo.
O aplicativo é seguro?
Sim, o aplicativo é seguro e monitorado pelo Banco Central. No entanto o Banco Central do Brasil não assume qualquer responsabilidade sobre danos ou perdas decorrentes de eventuais atrasos ou ainda sobre indisponibilidade de serviços de telecomunicações, falhas, imprecisões.
O uso inadequado das informações oferecidas pela Calculadora do Cidadão também será de total responsabilidade do usuário.