Ter o “nome limpo” é sinal de integridade para muitos brasileiros. Mas infelizmente, isso nem sempre é possível, pois na vida, podem acontecer desafios, principalmente agora no meio da pandemia que podem provocar diversos problemas financeiros. Contas atrasadas e inadimplências são o principal motivo do “nome sujo” no Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos).
Hoje em dia, temos tantas coisa no nosso nome, são cartões de crédito, crediário, imóveis, automóveis, multas, impostos e muitas outras coisas que pode fazer a gente esquecer de pagar aquela continha. Mesmo com uma boa educação financeira, pode acontecer de esquecer uma conta sem pagar ou até mesmo contas antigas que foram esquecidas.
Consultar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) no Serasa além de informar se existe algum débito ou dívida no seu nome, ele mostra o seu score, ou seja, de acordo com dados estatísticos qual a sua pontuação quando a sua financeira.
O Serasa Experian mostrou que, em janeiro de 2020, o número de inadimplências no Brasil chegou a 63,8 milhões. Na comparação com igual mês do ano anterior, aumento de 2,6%. Números esses que tem previsões ainda mais drásticas para o final de 2021. Para sair da negativação do Serasa e ter um “nome limpo”, o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e renegociar, verificando essas informações no Serasa Limpa Nome, por meio de aplicativos móveis para iPhone (iOS) e Android e do site da empresa.
Saiba como é fácil consultar seu nome no Serasa
- Pelo site
Acesse o site do Serasa, digite seu número de CPF e clique em “Consultar agora” (a primeira visita necessita de cadastro);
Adicione seu CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha (com pelo menos oito caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e letras)
Você terá duas maneiras de receber o código de verificação: por SMS ou e-mail. Escolha um e confirme;
Digite o código recebido e clique em “Confirmar código” que suas informações irão aparecer na tela.
- Pelo aplicativo
Por meio do aplicativo, basta baixar o Serasa Consumidor no Google Play e na App Store. Se esta é sua primeira visita, você também precisa se cadastrar pelo aplicativo. Por meio dele, você também receberá pontuações do Serasa e relatórios pendentes.
Com o aplicativo Serasa Consumidor, você pode consultar seu CPF gratuitamente. Além disso, você pode acompanhar sua pontuação Serasa a qualquer momento. Você receberá um relatório completo sobre suas dívidas e dívidas pendentes. Muitas pessoas são negativas por causa de dívidas antigas. Infelizmente, porque a situação do CPF não é monitorada constantemente. Com essas dicas, você pode pesquisar o CPF no seu celular a qualquer momento.
O que é Score?
É um modelo estatístico calculado a partir de informações relacionadas à análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos (caso tenha cadastro positivo ativo). Dados estes mostrados através de uma pontuação que varia de 0 a 1000, indicando a chance do consumidor de pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses.
Quando mais próximos de 1000, melhor a sua pontuação. Existem algumas dicas, dentro do próprio aplicativo que ajudam a melhorar cada vez mais a sua pontuação.
Como regularizo meu CPF?
Em caso de pendências que não pertencem a você, informe a polícia imediatamente. Após concluir esta operação, entre em contato com a empresa responsável pela cobrança para informá-los sobre o erro. Por fim, procure órgãos de defesa do consumidor que eles irão te ajudar a limpar o seu nome.
Em caso de regularização da situação do cadastro do CPF na Receita Federal, temos um conteúdo especial. Se você possui título de eleitor pode regularizar o CPF na página da Receita Federal na internet. Caso não possua o título de eleitor, você precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.
Consigo consultar o CPF de outra pessoa?
Sim , você consegue. Caso precise consultar a situação financeira de outras pessoas, entre em contato com o Pessoal VocêConsulta nos correios. Este serviço permite que você entenda as dívidas, cheques sem fundos e outras restrições da pessoa. Para isso, você precisará do número do CPF da pessoa a ser consultada e seus documentos.