Além das inúmeras vantagens ao se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), como no caso de conseguir emitir notas fiscais, garantir diversos benefícios previdenciários com aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade, dentro outros, o MEI agora tem direito a descontos que chegam a 30% para comprar um carro.
A possibilidade de conseguir descontos de até 30% com CNPJ (Cadastrado Nacional de Pessoa Jurídica) acontece devido ao abatimento do imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que é concedida aos empresários.
Primeiramente, saiba que as montadoras criaram essa condição especial, na qual tanto o ICMS quanto o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) vêm com descontos, como meio de incentivar as vendas. Entretanto, os descontos variam de acordo com o modelo do automóvel e também é necessário cumprir os pré-requisitos para ter direito a esses descontos.
Os veículos utilitários que são considerados melhores para serviço, oferecem os descontos mais interessantes. É recomendado pesquisar qual o percentual previamente estipulado para desconto, que varia de 2,5% a 30%.
Outro ponto válido a ser levantado é que, ao comprar usando um CNPJ, você também consegue descontos nos acessórios do carro. Além disso, por ser negociado com as montadoras, você já corta os custos da revendedora.
Quais os pré-requisitos que preciso ter para comprar meu carro com desconto?
- A compra precisa ser feita através de um CNPJ;
- Ser MEI (Microempreendedor Individual);
- O veículo precisa ser 0 KM.
Existem desvantagens em fazer essa compra?
Pelo fato da compra ser feita através de um CNPJ, o veículo é atrelado à empresa. Em caso de atraso nas faturas, restrições podem ser lançadas tanto no nome da empresa quanto do proprietário da empresa. Além disso, no caso de inadimplência, o carro é penhorado.
Segundo a regulamentação feita pelo Confaz, Conselho Nacional de Política Fazendária, ao fazer a compra do veículo com essas condições e com o CNPJ de sua empresa, você deve ficar por no mínimo 12 meses como veículo e precisa pagar o ICMS que teve como desconto na hora da compra.
Com isso, é comprovado que não é possível lucrar com esse desconto e preciso fazer dele um negócio em si.
Pelo fato de se estar negociando com a montadora e não com uma revendedora, é muito provável que o prazo de entrega e também o pós-venda sejam maiores. Em alguns casos, o tempo de garantia é menor e também o prazo de entrega pode chegar a 50 dias.
Como faço para comprar um carro como MEI?
Para usar este desconto de ICMS e IPI para fazer a compra, você deve trazer alguns documentos, como:
- Contrato social;
- Registro estadual atual;
- e-CNPJ (mas apenas em determinadas situações).
Quais modelos estão disponíveis para esse desconto?
É importante deixar claro que são apenas alguns modelos possuem desconto. O valor da redução não segue tabela fixa, e varia de uma marca para outra.
Para obter informações detalhadas, como a situação de compra, valor, desconto, modelo, etc. do carro, as partes relevantes precisam ser negociadas com o um vendedor.
Por fim, não se esqueça que o valor total dos carros com descontos adequados pode variar de acordo com o mercado e a categoria do MEI.
- Chevrolet: a montadora pode ofertar descontos variados com os modelos Cruze; Cruze Sport 6; Equinox; Montana; Joy; Joy Plus; Onix; Onix Plus; S10; e Spin.
- Volkswagen: com desconto de até 21,5% nos modelos Amarok; Fox; Gol; Jetta; Polo; Saveiro; Tiguan e Voyage.
- Ford, Caoa Cherry, Jeep, Mitsubishi, Citroen, Hyundai, Peugeot, JAC, Suzuki, Fiat, Renault, Lifan, Kia e Toyota também oferecem descontos variáveis que podem ser aplicados em alguns modelos dependendo da montadora.