Só um momento...

Buscando os melhores benefícios

Comprar um imóvel X alugar: qual compensa mais?


Existem vantagens e desvantagens em comprar ou alugar um imóvel, principalmente dependendo da situação financeira de cada pessoa e renda financeira.

Comprar ou alugar uma casa: qual é o melhor? Esta é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes da vida. Isso acontece porque o custo para compra ou para alugar (a longo prazo) é alto, e tomar a melhor decisão requer planejamento e avaliação de vários pontos.

Conheça as vantagens e desvantagens de morar de aluguel

A decisão de morar em um imóvel alugado é sempre mais fácil entre alugar uma casa ou comprar. Isso porque, por mais burocrático que seja o processo de locação, ele ainda é mais simples e rápido do que comprar uma casa ou apartamento.

Outro vantagem é a flexibilidade proporcionada pelo aluguel de imóveis: para quem está pensando se mudar por conta da carreira por exemplo, comprar um imóvel pode dificultar o processo, principalmente por conta dos custos do financiamento.

Além disso, em alguns casos, o consumidor pode pagar menos aluguel do que parcelamento, e investir a diferença . Futuramente, esse valor poderá ser utilizado na compra de imóveis sem juros, mais confortáveis ​​e adequados às suas necessidades.

Alugar um imóvel pode trazer uma sensação de liberdade para mudar, mas também traz instabilidade – porque o proprietário pode pedir ao inquilino para deixar a propriedade a qualquer momento. Outra desvantagem é não poder ter um local de acordo com a sua vontade, como pisos, paredes e disposição do imóvel.

VantagensDesvantagens
Menos burocrático
Flexibilidade
Instabilidade
Não poder ter um imóvel com suas preferências

Conheça as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel

Na hora de decidir pela compra ou aluguel de um imóvel, é aconselhável considerar que o proprietário do imóvel tem mais liberdade para decorar e pode construir a casa que desejar de acordo com sua criatividade e situação financeira.

Além disso, morar em casa própria e possuir um imóvel que pode se valorizar ao longo do tempo também oferece uma certa tranquilidade.

Para quem quer comprar um imóvel e não quer alugar uma casa por muito tempo, existem algumas alternativas para tornar este sonho mais rápido e barato. Uma é comprar em leilões, que podem proporcionar um desconto de até 70% do valor do imóvel anunciado. Outra opção é pesquisar uma loja online de imóveis que ofereça imóveis à venda e permita comparar rapidamente o valor, a localização e as características de casas ou apartamentos. Os principais benefícios de comprar um imóvel são a geração de patrimônio e valorização.

No entanto, comprar um imóvel pode levar a uma dívida muito grande e por muitos anos, além do que, caso você precise vender o imóvel, pode demorar um pouco.

VantagensDesvantagens
Liberdade para ter um imóvel com suas preferências
Valorização
Geração de pratimônio
Possibilidade de um dívida grande e duradoura
Sem flexibilidade

Alugando um imóvel vou perder dinheiro?

Quem está pensando em comprar ou alugar um imóvel deve ter ouvido que alugar uma casa é como jogar dinheiro fora, porque o valor pago ao proprietário não trará retorno.

No entanto, em alguns casos, o aluguel pode ser uma forma de conseguir uma casa em um período de tempo menor do que um financiamento, e, matematicamente falando, optar pelo aluguel pode ser mais vantajoso.

Em alguns casos, o aluguel pode compensar. Por exemplo, com uma inflação anual a 10%, taxa de financiamento anual a 8% o valor de compra de um apartamento em São Paulo de 65 m² custa cerca de 475 mil reais. Um financiamento para compra sairia por 4407.00 reais por mês. Já o aluguel sairia por volta de 2000,00 a 2500,00 reais por mês.

Investir essa diferença em opções conservadoras e de baixo risco, fará com que você acumule o valor necessário para adquirir um imóvel à vista em 180 meses. No financiamento, o imóvel será quitado em 240 meses.

Antes de fazer uma comparação, lembre-se de avaliar a variação do aluguel e do preço de compra dos metros quadrados na área. Além disso, entenda as taxas de inflação e de financiamento no período. Esses números podem aumentar ou diminuir o intervalo de tempo necessário para reembolsar a propriedade. Nem sempre será mais vantajoso. No entanto, especialistas acreditam que essa escolha não está de acordo com a realidade do cidadão comum, que ainda não consegue se controlar financeiramente e pode não conseguir economizar todo o dinheiro por tantos anos. Afinal, você pode morar a vida toda de aluguel e não conseguir guardar o dinheiro.

Afinal, qual vale mais a pena: comprar ou alugar?

Para entender se é melhor alugar ou comprar uma casa, o primeiro passo é buscar informações. Saiba mais sobre a situação econômica do país, as mudanças nos preços dos aluguéis, se as taxas de juros para a compra de imóveis estão subindo e quais são as previsões para os próximos meses e anos.

O mais importante é avaliar seus momentos de vida. Por exemplo, como você se sente em relação ao seu trabalho? Por quanto tempo você planeja trabalhar no mesmo lugar? Você tem planos de expandir a família nos próximos anos. Para quem deseja experimentar grandes mudanças no curto prazo, o aluguel, e a capacidade de se movimentar rapidamente pode ser a escolha ideal.

Caso tenha planos de crescimento e gosta muito da cidade onde mora, comprar é o ideal. Dessa forma, você pode optar por pagar à vista, fazer um financiamento ou consórcio, que são as formas mais comuns de compras no Brasil. O importante é ficar de olho no CET (Custo Efetivo Total) que diz qual o valor total que você pagará ao final da sua dívida. Se o CET for inferior ao aluguel, do ponto de vista financeiro, a melhor opção é comprar (financiamento). Por outro lado, se o CET for maior que o aluguel, o melhor é alugar.

Caso você já tenha o dinheiro, você também pode fazer a sua escolha baseada neste cálculo. Por exemplo, se o aluguel de um apartamento é de 2.000 reais e seu preço de venda é de 400.000 reais, a conta ficará assim: 2000/400000 = 0,005 (0,5%). Nesse caso, a taxa de retorno é de 0,5%. Isso significa que se for possível investir um total de 400 mil reais de alguma forma com um retorno mensal de mais de 0,5%, o investimento vai gerar juros suficientes para pagar o aluguel do mês de investimento, e o restante ainda pode ser reinvestido. Nesse caso, se você tiver o dinheiro em mãos, vale a pena alugar. Por outro lado, se a taxa de retorno do aluguel for maior que a taxa de retorno do investimento, do ponto de vista financeiro, vale a pena comprar o imóvel imediatamente.

Photo of author
publicado por
Leticia Gabriela
Postado em:

⭐⭐⭐⭐⭐
NOSSAS MELHORES RECOMENDAÇÕES:


Cartão de Crédito Santander SX

CARTÃO SANTANDER SX

Aprovação facilitada. Solicite ainda hoje o seu Cartão Santander!

Cartão de Crédito PicPay aprenda a solicitar

CARTÃO PICPAY

A mais nova opção do mercado. Solicite ainda hoje o seu!

Cartão de Crédito itaú click

CARTÃO ITAÚ CLICK

Sem anuidade para sempre e limites de até 10 mil reais!

Cartão Neon Aprenda a Pedir

CARTÃO NEON

Cartão de Crédito Sem Anuidade e conta digital GRÁTIS!

imagem cartão de crédito inter

CARTÃO BANCO INTER

Famoso por limites altos! Banco 100% Online.

cartão de crédito willbank

CARTÃO WILL BANK

Um dos queridinhos do momento! Uso imediato após a aprovação.

plugins premium WordPress