Só um momento...

Buscando os melhores benefícios

Dicas incríveis de como guardar dinheiro


Pessoas que não conseguem economizar dinheiro geralmente têm uma vida financeira difícil. Durante uma emergência, a falta de recursos adicionais pode levar ao endividamento e enfraquecer ainda mais o orçamento.

Na verdade, isso se tornou uma realidade para a maioria das famílias brasileiras. Segundo um levantamento feito pela Serasa em 2021, o país atingiu a alta de 63 milhões de consumidores negativados por inadimplência em seus pagamentos.

Para quem quer mudar de uma vez por todas a sua relação com as finanças e começar a economizar dinheiro, dicas simples e fáceis de serem realizadas podem te ajudar a virar essa chave.

Diga adeus a gastos sem necessidade

Uma boa coisa para evitar, são compras que não são tão úteis para você, dessa forma você pode economizar uma boa graninha. Algumas opções são bancos que não cobram anuidade, cortar mensalidade e anuidades de coisas que não usa com muita frequência (como academia e aplicativos de séries e filmes), evitar comer na rua (coma eu casa ou leve a famosa marmita).

Reduza devagar

Comece pelo básico. Vá gastando cada vez menos e guarde sempre o troco. Por exemplo, ao invés de gastar 100,00 reais no mercado, tente gastar 80,00 ou 90,00 e guarde esse dinheiro. No final do ano, você pode ter economizado uma boa quantia.

Educação financeira familiar

Guardar dinheiro deve ser uma tarefa feita em família, e todos precisam colaborar. Todos que vivem e ajudam na renda composta pela família precisa rever os seus gastos e encontrar onde economizar. Afinal, não adianta nada uma pessoa só economizar, sendo que as outras continuam com hábitos ruins.

Sempre tenha uma reserva para imprevistos

Se você quer economizar dinheiro de forma eficaz, formar uma reserva de emergência é um grande segredo. Com esse recurso adicional, você pode lidar com despesas inesperadas, como cuidados médicos, reparos de automóveis ou reforma da casa.

Não nos esqueçamos que nestas situações, a maioria das pessoas vão contrair empréstimos, endividar-se no cartão de crédito ou cancelar determinados investimentos que se destinam a atingir outro objetivo. Nenhuma dessas situações é desejável ou facilmente resolvida.

Pague suas dívidas

Antes de pensar em guardar dinheiro, você precisa quitar todas as suas dívidas para conseguir traças metas. Comece pelas dívidas com maiores taxas de juros e tente renegociar com seus credores para conseguir descontos na hora de quitar a sua dívida.

Tenha controle sobre suas despejas

Anote suas contas, seja em uma planilha ou aplicativos. Seja qual for o valor, você precisa anotar, para no final do mês conseguir ver onde está gastando muito dinheiro e saber onde economizar.

Precisou? Reponha

Aconteceu algum imprevisto e precisou pegar dinheiro na sua reserva? Assim que possível reponha esse dinheiro de volta.

Pense que se esse dinheiro não existisse, provavelmente você teria passado aperto financeiro. Dessa forma, tenha como meta deixar sua reserva sempre com a mesma quantia ou até aumentar.

Tenha planos que motivem a economia

Para quem quer aprender a economizar, é muito importante saber onde vai economizar. Isso porque, ao traçarmos uma meta, temos uma compreensão mais clara do esforço necessário para alcançá-la, o que é uma espécie de “motivação” para ganhar disciplina nesse novo hábito.

Quem deseja trocar de carro deve se lembrar de quanto investimento é necessário para isso. Portanto, você precisa considerar quanto você deve reservar para atingir o valor necessário para satisfazer esse desejo.

Consumo inteligente

Deixe de lado os consumos por impulso ou gastos sem necessidade. É claro que a vida não gira em torno de guardar dinheiro, e alguns gastos devem ser realizados, desde que sejam com responsabilidade. Aproveite promoções, pesquise preços e se programe para qualquer tipo de compra. Evite parcelamentos e opte por sempre comprar a vista e ganhar descontos, bem como comprar pelo cartão de crédito e acumular pontos ou milhas que podem te dar ainda mais economia.

Não deixe seu dinheiro com fácil acesso

Guardar dinheiro é uma tarefa extremamente difícil, e pode ficar ainda pior se você tiver sua reserva a fácil acesso. Nunca deixe dinheiro em casa, ou em contas de bancos que você costuma utilizar. A facilidade em pegar e usar esse dinheiro pode fazer com que você use suas economias por impulso. Evite também deixar na poupança, pois os rendimentos estão menores do que a inflação.

O recomendado é que você invista esse dinheiro e além de manter ele seguro, você ainda poderá ganhar com isso. De acordo com as suas necessidades e quantia em dinheiro, você pode descobrir um investimento que tenha tudo a ver com você.

Limite seus gastos

Tenha um limite pré-estabelecido do valor que você pode gastar por mês. Dessa forma, você terá um valor fixo economizado por mês que poderá ser guardado e nunca extrapolará o orçamento.

Calma que ainda tem mais dicas!

Tenha controle sobre o quando você ganha e pode gastar;

Saiba quais são as despejas fixas e as que mudam;

Evite pagar por serviços que você mesmo consegue realizar;

Evite comer fora ou pedir delivery, faça você mesmo em casa;

Economize água e energia, além de pagar menos, o planeta agradece;

Fique atento a promoções de TV e internet;

Ande mais a pé ou de bicicleta, afinal, combustível, táxis e afins estão muito caros;

Diga não a você mesmo e evite gastos sem necessidade;

Não caia na história de é só 5,00 reais. No fim, são de 5 em 5 que a fatura se estoura;

Coloque suas contas em débito automático e não pague mais multas de atrasos;

Tenha uma lista de compras e não compre nada fora do previsto;

Sempre fique de olho em cupons e promoções;

Não vá ao mercado com fome, pois assim você pode comprar muito mais;

Experimente marcas similares, talvez elas sejam semelhantes ou até melhor;

Viaje apenas em baixa temporada e economize uma bolada;

Gastou sem poder, bola pra frente. Não jogue tudo fora, recomece;

Faça as contas, as vezes alugar compensa;

Tenha programas de milhas e pontos.

Photo of author
publicado por
Leticia Gabriela
Postado em:

⭐⭐⭐⭐⭐
NOSSAS MELHORES RECOMENDAÇÕES:


Cartão de Crédito Santander SX

CARTÃO SANTANDER SX

Aprovação facilitada. Solicite ainda hoje o seu Cartão Santander!

Cartão de Crédito PicPay aprenda a solicitar

CARTÃO PICPAY

A mais nova opção do mercado. Solicite ainda hoje o seu!

Cartão de Crédito itaú click

CARTÃO ITAÚ CLICK

Sem anuidade para sempre e limites de até 10 mil reais!

Cartão Neon Aprenda a Pedir

CARTÃO NEON

Cartão de Crédito Sem Anuidade e conta digital GRÁTIS!

imagem cartão de crédito inter

CARTÃO BANCO INTER

Famoso por limites altos! Banco 100% Online.

cartão de crédito willbank

CARTÃO WILL BANK

Um dos queridinhos do momento! Uso imediato após a aprovação.

plugins premium WordPress