Você está com dívidas acumuladas e não sabe o que fazer? Neste artigo, vamos te mostrar algumas dicas que podem ser muito úteis para você sair dessa situação. Afinal, para conseguir quitar o que devemos precisamos dar o primeiro passo, não é mesmo?
Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cerca de 78% da população brasileira está endividada. Sendo assim, podemos perceber que as dívidas percorrem todos os setores da sociedade, sendo um grande problema das famílias brasileiras.
Sendo assim, vamos te mostrar algumas maneiras de começar o seu planejamento financeiro e se livrar das dívidas! Afinal, ninguém quer ter uma bola de neve em contas, e a educação financeira é o primeiro passo para sair dessa situação. Confira abaixo o que fazer:
Como posso sair das dívidas?
Saiba o valor total das suas dívidas
Primeiramente, pouco adianta quitar suas contas sem saber o valor total das suas dívidas. Isso acontece porque é necessário estabelecer uma meta de quanto pagar, e não dá para fazer isso por “pedaços”. Logo, anote todas as suas dívidas e veja quanto você está devendo na praça.
Assim, ao fazer isso, você já tem o seu primeiro passo para quitar as contas atrasadas. Isso também funciona porque você separa as suas contas por categoria, o que pode ser uma ótima maneira de obter descontos. Por isso, não deixe para depois e coloque tudo na ponta do lápis.
Tenha um plano de ação
Em seguida, ao saber quando você deve, comece o seu plano de ação. Uma boa maneira de quitar as contas atrasadas é pagar aquelas que possuem os juros mais altos, para não haver mais acúmulos. Desse modo, as demais dívidas terão um peso menor no seu orçamento.
Além disso, esse processo te ajuda a entender melhor como funcionam os seus gastos com dívidas. Afinal, sabemos que não podemos comprometer toda a nossa renda com contas. Assim, você começa a quitar as dívidas e ainda aprende muito nesse processo.
Busque ajuda financeira
Por fim, podemos dizer que esse é um dos passos mais importantes. Em geral, algumas pessoas buscam um consultor financeiro para aconselhamento, mas, com um grande número de dívidas não dá para fazer isso, não é mesmo? Mas, existem outras maneiras de conseguir esse tipo de ajuda.
Atualmente, diversos aplicativos e sites oferecem uma análise financeira gratuita para você. Neste sentido, você tem acesso a gráficos e planilhas, que apontam onde você está errando no seu planejamento financeiro. Logo, já é um excelente direcionamento para sair das contas atrasadas!
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim!
Quer descobrir novas maneiras de ter renda extra pela internet? Nós iremos te mostrar! Confira:
https://ajudafinanceiro.com/category/renda-extra/
Muito obrigado por seguir o nosso site!
Até a próxima!