Para começar, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o poder de compra. Em geral, nos noticiários de Economia, é comum ouvir que o brasileiro ganhou poder de compra nos últimos anos, ou vem perdendo esse benefício durante os últimos meses.
Segundo dados do IPCA, nos últimos 5 anos, o brasileiro perdeu cerca de 31,32% do seu poder de compra. Mas, o que isso quer dizer? Simples: o salário mínimo não é o suficiente para comprar os itens da cesta básica. Logo, com um poder menor, o brasileiro está sem tanto acesso aos itens de sobrevivência.
Sendo assim, neste artigo, vamos te mostrar um pouco como funciona o poder de compra e porque ele é tão importante para a saúde da economia nacional. Afinal, em um país onde as pessoas podem comprar itens básicos, podemos dizer que a economia funciona melhor, não é mesmo? Confira!
Como funciona o poder de compra?
Basicamente, podemos definir o poder de compra como a relação entre o valor do dinheiro – no caso, o salário mínimo – e o valor dos produtos. Neste sentido, ele está atrelado à inflação. Ou seja, quanto maior for a inflação, menor será o poder de compra dos brasileiros.
Desse modo, isso acontece porque a inflação é o excesso de dinheiro circulando, o que encarece o preço dos bens básicos de consumo. Sendo assim, por conta dos preços elevados, as pessoas perdem boa parte do seu poder aquisitivo, pois a escassez de produtor gera um aumento de valor.
Por fim, podemos definir um baixo poder de compra quando o salário mínimo não é suficiente para comprar os produtos básicos. Por outro lado, que é bem melhor, o poder de compra aumenta quanto a inflação está controlada e a renda básica é o suficiente para se manter.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim!
Quer solicitar um empréstimo online, mas não sabe como? Nós podemos te ajudar! Confira:
https://ajudafinanceiro.com/category/emprestimos/
Muito obrigado por seguir o nosso site!
Até a próxima!