Um novo método que vem ganhando espaço em muitas empresas e bancos. O cashback ou dinheiro de volta em português, é basicamente receber uma parte do dinheiro pago de volta. Normalmente ele vem em forma de crédito que serve para comprar novos produtos ou obter serviços e ainda garante uma fidelidade. No entanto, para o profissional de educação financeira Arthur Lemos, a recompra de dinheiro é puramente emocional e não é boa para a situação financeira do consumidor.
Criado nos Estados Unidos, ganhou popularidade no Brasil em 2011. Na época, a loja pagava uma taxa para divulgar seus produtos e serviços no site da empresa, e a empresa reembolsava parte do valor pago pelo cliente. Não há dúvida de que devido ao aumento da fidelização, das vendas e da visibilidade das lojas, o programa de desconto de crédito é um recurso eficaz e importante nos negócios e para os consumidores.
O que acontece no cashback, é que ao redirecionar os usuários para sites de parceiros específicos, a empresa de reembolso ganha uma comissão. É um pouco como publicidade paga na Internet. A empresa de devolução do dinheiro encontra um comprador para o e-commerce, e o comprador paga por essa “mãozinha”. Parte desse dinheiro é compartilhada com o usuário, então a recompensa acontece.
O saldo é acumulado e armazenado na conta do usuário até que o valor mínimo de resgate seja atingido. A transação é gratuita para o consumidor e o depósito de reembolso é feito uma vez por mês.
Cada loja dá uma certa porcentagem de retorno. Por exemplo, a Amazon reembolsa 4% das compras nas categorias de eletrônicos e tecnologia. O retorno da Microsoft sobre as compras de computador é de 3%. No entanto, essas regras sobre valores de reembolso mudam de um site para outro, mas o princípio básico de funcionamento é o mesmo.
Uma pesquisa conduzida pela Nielsen Global, mostrou que 51% dos participantes de programa de fidelidade consideram os descontos como um de seus benefícios mais valiosos, seguidos por recompensas monetárias na forma de reembolsos ou cashbacks, com 45 %.
Em algumas empresas, o retorno na compra pode chegar a mais de 50%. Atualmente, Banco do Brasil, PicPay, Banco Neon e Ame são algumas das instituições que contam com essa ferramenta para pagamento.
Preciso ter Cuidado ao Usar Cashback?
Quando você for realizar uma aquisição é importante refletir se há uma necessidade real ou apenas um fascínio pelo cashback. Caso seja necessário, outros pontos podem impedir que os consumidores entrem em sites golpistas, uma delas é avaliar a credibilidade da empresa nos sites de reclamações e análise da empresa.
E de extrema importância calcular e comparar o valor das compras à vista (geralmente incluindo alguns descontos) e o valor das compras e devoluções com cartão de crédito. Normalmente, esse cálculo mostra que os descontos para pagamento à vista valem mais a pena, mas o oposto também ocorre.
É importante que você se pergunte antes de qualquer compra para saber se o produto ou serviço é realmente necessário, ou se é consumo impulsivo e pode esperar mais um pouco. Esse tipo de questionamento é muito importante para evitar mais consumo em busca de recompensas.
Empresas Confiáveis Para Ter Cashback
- Méliuz
A maior empresa de cashback do Brasil, possui mais de 1.600 parceiros em seus aplicativos e site, e as lojas variam de supermercados a farmácias. O aplicativo oferece duas formas de recuperação de dinheiro: online ou em uma loja física. Ao fazer compras online, você só precisa encontrar a loja no aplicativo. Depois disso, basta ativar o reembolso e fazer a compra na guia Méliuz aberta no site da loja. Na loja física, basta efetuar o pagamento com um dos cartões cadastrados no aplicativo Méliuz e utilizar a máquina Cielo fornecida pela loja afiliada. Para recuperar os recursos por meio do software, é necessário obter no próprio aplicativo um saldo de no mínimo 20 reais, que será enviado ao seu banco ou poupança após o cadastramento dos dados da conta. Clique aqui para saber mais sobre.
- Cashback World
Um aplicativo específico para o cashback, após baixar e cadastrar os dados necessários, você terá um retorno de 5% do valor gasto em todas as compras realizadas em qualquer loja parceira do software. Este dinheiro será adicionado a “Meus Benefícios” em sua própria conta. Quando o valor do benefício acumulado chega a R $ 25, basta preencher todos os dados em “Minhas Configurações” para transferir o dinheiro para sua conta bancária. Além de reembolsar parte do dinheiro, Cashback World também oferece várias formas de atividades promocionais e notícias em primeira mão sobre os produtos das empresas afiliadas.
- Beblue
Uma das empresas mais conhecidas pelo cashback do Brasil! Para se cadastrar no app, basta inserir seu CPF e ir a uma loja homologada para fazer sua compra e pagar na máquina Beblue. O dispositivo aceita cartões de crédito e débito das seguintes marcas: Visa, Master, Elo e Hipercard. Após a compra, é necessário inserir o CPF cadastrado na conta e o cashback será depositado na conta da plataforma. O cashback só é válido em compras nas lojas físicas. Porém, o software pode render 5 reais para cada amigo que se cadastrar no aplicativo por meio do seu convite, o que ajuda a chegar a um saldo mínimo de 20 reais.
Ame Digital
Uma conta, que literalmente significa um número, usada para pagar compras em lojas parceiras que realizam cashback. Você pode usar apenas o QRCode para fazer pagamentos e transferências entre contas Ame, economizando taxas de transferência, como TED e DOC. Para se cadastrar no aplicativo, basta preencher todos os dados necessários, depois disso, para usar o aplicativo para fazer uma compra, você deve escolher entre o próprio saldo do software ou seu cartão de crédito cadastrado, mas você também pode combinar os dois métodos de pagamento.
Para usar o sistema de cashback, é importante encontrar lojas parceiras no aplicativo e prestar atenção se determinados produtos fornecerão cashback. Nesse caso, você pode reembolsar o saldo da sua conta Ame 30 dias após a verificação do valor da compra.
- PicPay
Um aplicativo de pagamento usado para pagar pessoas e instituições, é quase como uma rede social de pagamento, onde você pode acessar o perfil da pessoa física ou jurídica que deseja e fazer os pagamentos necessários sem sair de casa. Para criar um conta na plataforma, basta responder aos dados necessários e definir o seu perfil de conta, que pode ser para uso pessoal ou comercial. Depois disso, seu perfil ficará ativo e você poderá receber e pagar.
O sistema de cashback opera a partir de qualquer pagamento no qual você receba a porcentagem mínima do valor retirado de sua conta. Com isso, você pode ganhar dinheiro mesmo gastando dinheiro. O valor economizado permanece no saldo da sua carteira e pode ser usado para pagar outras pessoas, contas e contas, e até mesmo transferir o dinheiro para amigos.
Clique aqui e veja um cartão que te oferece cashback.