O FGTS foi criado para apoiar os trabalhadores que foram injustamente dispensados. Nesse sentido, ele é um fundo que tem a intensão de ajudar pessoas demitidas sem justa causa. Por exemplo, quando uma empresa deposita uma quantia igual a oito pontos percentuais do salário integral de um empregado em uma conta vinculada no início de cada mês, o empregador cria um direito para o empregado de retirar a quantia integral.
Saiba Quando Você Pode Sacar o Dinheiro do Seu FGTS
O saque do seu dinheiro pode ser feito em caso de demissão sem justa causa, finais de contrato, rescisões por falência, aposentadoria, portadores de HIV. Além disso, em casos de desastres naturais, falecimento, idade maior que 70 anos, câncer, doenças terminais bem como aquisição de financiamento habitacional.
Clique aqui e saiba sobre o saque emergencial.
Posso Sacar na Lotérica?
Sim, você pode acessar seu dinheiro através de caixas eletrônicos, agências da Caixa, postos de serviço eletrônicos, agências lotéricas e máquinas de auto-atendimento (ATMs) se o valor do saque do FGTS for de até R$3.000. Contudo, você só pode receber o valor através destes canais se tiver um Cartão de Cidadão e uma senha pessoal. Do mesmo modo, para receber o dinheiro sem o Cartão de Cidadão, você deve utilizar as máquinas de auto-atendimento dentro das agências da Caixa. Para receber mais que R$3.000, você deve visitar o centro de atendimento do banco.
Quando Posso Sacar meu FGTS
Não há razão para um empregador reter o FGTS de um trabalhador após 10 dias de demissão. Durante esse período, o empregador deve notificar a Caixa Econômica Federal sobre a rescisão do contrato e fornecer alguns documentos. É gerado uma chave de identificação da empresa para a conta, depois isso é possível fazer retiradas, o que pode levar até cinco dias úteis. Se isto ocorrer dentro do prazo, você ganha uma nova chave de identificação
Afinal, gostou de saber mais sobre como sacar o seu FGTS? Conte aqui pra gente e envie para todos os seus amigos e familiares ficarem por dentro do assunto.