Você é daqueles que adora ter dinheiro físico guardado? Acha mais vantajoso pagar em notas por elas oferecerem mais segurança? Neste artigo, vamos te mostrar que essa realidade pode não existir mais, afinal, o meio digital tomou conta do mundo e o dinheiro está cada dia mais digital.
Em primeiro lugar, o Projeto de Lei 4068/20 quer acabar com as notas físicas no Brasil. Para muitos, isso é algo completamente inaceitável, mas, gera o debate: Será que o dinheiro físico pode acabar? Afinal, por mais que ele exista há muitos anos, tudo está se voltando para o virtual e com ele não é diferente.
Por isso, vamos te mostrar algumas desvantagens do dinheiro físico que podem implicar na sua extinção a longo prazo. Neste sentido, podemos esperar que o mundo fique cada dia mais online, onde todas as transações ocorrem por meio de pequenos cliques. Quer conferir tudo isso? Nós iremos te mostrar!
O dinheiro físico pode deixar de existir?
Para começar, desde que o Pix foi instaurado, em novembro de 2020, o Brasil mudou a sua forma de fazer pagamentos. Extremamente mais prático do que andar com dinheiro, ele proporciona segurança e conforto para quem paga e recebe. Logo, confira algumas razões que podem fazer o dinheiro físico acabar:
Dinheiro físico tem custos altos: Em geral, o Banco Central gasta mais de 100 milhões de reais para produzir notas de 50 e 100 reais. Com a extinção do dinheiro físico, isso iria acabar e o dinheiro iria circular de forma mais barata e rápida, afinal, ele existiria apenas virtualmente, onde a criação é muito mais barata.
Pagamentos digitais trazem inclusão: A princípio, para realizar o pagamento digital, é necessário ter uma conta bancária. Sendo assim, quem ainda não possui terá que integrar o mundo virtual, o que trará uma maior inclusão àqueles que ainda estão por fora do mundo digital, especialmente financeiro.
Por fim, podemos dizer que o dinheiro físico não vai deixar de existir do dia para a noite. Mas, com o Pix, os pagamentos estão ficando cada vez mais rápidos e digitais, sem a necessidade de andar com notas físicas por aí. Logo, ojeito é esperar para ver como toda essa mudança irá ocorrer daqui para frente.
Quer ficar por dentro dos últimos assuntos sobre finanças e empréstimos? Nós podemos te ajudar! Confira no link:
https://ajudafinanceiro.com/category/emprestimos/
Muito obrigado por conferir o nosso conteúdo! Espero que tenham gostado!
Até a próxima!