Primeiramente, sabemos que o profissional autônomo não conta com um salário fixo para basear o seu planejamento financeiro. Sendo assim, fica mais difícil organizar as finanças pessoais. Mas, apesar de difícil, não é impossível e alguns hábitos podem melhorar essa situação!
Segundo dados do IBGE, em 2021, o Brasil teve um grande recorde de profissionais autônomos: cerca de 24,8 milhões. Sendo assim, esses trabalhadores contam apenas com o dinheiro de suas vendas ou serviços, sem possuir um salário fixo como os trabalhadores CLT.
Desse modo, podemos dizer que organizar as finanças pode ser mais complicado sem uma renda mensal fixa. Mas, apesar disso, ainda é possível controlar os gastos. Portanto, neste artigo, vamos te mostrar 3 dicas de como organizar suas finanças sem ter um salário fixo. Confira:
Como organizar as finanças pessoais sem um salário fixo?
Planeje os seus gastos fixos
Primeiramente, para ter sucesso no planejamento financeiro sem um salário fixo, é necessário cortar alguns gastos fixos. Sendo assim, você poderá organizar melhor o seu dinheiro, e ficar mais livre de contas quando o seu dinheiro sobrar. Além disso, você poderá planejar melhor o futuro com esse dinheiro.
Não abuse do cartão de crédito
Por não ter um salário fixo, pode ser difícil manter parcelas muito altas no seu cartão de crédito. Portanto, use apenas o necessário e não parcele em muitas vezes, pois você pode não contar com dinheiro sobrando nos próximos meses. Aliás, não misture seu cartão pessoal com o seu cartão profissional.
Tenha uma conta profissional
Um erro comum dos autônomos é ter a mesma conta para a vida pessoal e para o trabalho. Não faça isso! Para ter sucesso, é necessário ter contas distintas, assim, você consegue visualizar melhorar os seus gastos e organizar mais facilmente o seu rendimento. Por fim, a conta pessoal jamais deve ser misturada com a conta profissional!
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim!
Quer ficar por dentro dos seus direitos financeiros? Nós podemos te ajudar! Confira no link abaixo:
https://ajudafinanceiro.com/category/dividas-e-direitos/
Muito obrigado por seguir o nosso site!
Até a próxima!