Primeiramente, para quem deseja investir no financiamento imobiliário para conseguir a casa própria, a situação não anda das melhores. Isso porque os reajustes atuais têm impedido esse sonho ao oferecer preços e taxas mais altas para quem deseja ter um imóvel.
Segundo Paulo Chebat, CEO da Melhortaxa no Brasil, a procura por financiamento imobiliário tem caído muito desde dezembro de 2012. Isso porque, por conta das taxas cobradas, é necessário ter uma renda muito mais alta para financiar o mesmo imóvel de um ano atrás.
Sendo assim, vamos te mostrar um pouco do que ocasiona o preço mais alto da casa própria. Afinal, com um aumento tão expressivo de algumas taxas para controlar a inflação, alguns outros setores ficam desprotegidos, como é o caso do setor imobiliário. Confira conosco.
Como o financiamento imobiliário poderá ficar mais caro?
Para começar, na tentativa de driblar a inflação, o Banco Central anunciou o aumento da taxa Selic. Sendo assim, a taxa que patinava na média de 2% em 2021, passou para o patamar de 12,75% ao ano em maio de 2022. Apesar da medida, muitos setores foram afetados com isso.
Por conta do aumento da taxa, ficou mais caro comprar uma casa própria. Isso porque os contratos pediram um aumento de 25% da renda mensal para aprovação. Ou seja, se antes era possível pedir um financiamento com R$4.000,00 de renda, agora é necessário o dobro para aprovação.
Por fim, podemos dizer que quanto a inflação não for controlada, a taxa Selic continuará alta, o que impede a aprovação de crédito imobiliário e empréstimos para muita gente. Portanto, o que nos resta é acompanhar como as coisas irão se desenrolar no cenário econômico brasileiro.
Quer descobrir novas formas de ganhar uma renda extra? Nós podemos te ajudar! Confira no link:
https://ajudafinanceiro.com/category/renda-extra/
Muito obrigado por seguir o nosso site!
Até a próxima!