Todos os anos, os brasileiros possuem uma grande missão: declarar o imposto de renda que serve a Receita Federal do Brasil para acompanhar os seus rendimentos e a evolução do seu patrimônio. Sendo assim, dá para perceber que essa responsabilidade não pode ser deixada de lado.
Neste sentido, declarar o imposto de renda pode ser um grande bicho de sete cabeças, especialmente para quem nunca declarou. Afinal, todo mundo já ouviu falar que declarar o imposto não é fácil – e que ainda existe o risco de cair na famosa malha fina.
Entretanto, apesar de todas as dificuldades que declarar o imposto de renda pode ter – afinal, são muitos dados para declarar! – podemos dizer que não é tão difícil assim. Sendo assim, para poder te ajudar nesse processo, separamos 3 coisas para nunca fazer na hora de declarar para o leão! Confira:
O que não fazer na hora de declarar o imposto de renda?
Não informar valores de aluguel
Para começar, os valores de aluguel que você recebe devem sempre contar na parte de “Rendimentos Tributáveis de Pessoa Física/Exterior”. Sendo assim, se você aluga um imóvel, não deixe de declarar o valor que recebe, pois isso é um grande erro que leva muitos para a malha fina.
Desse modo, podemos dizer que é comum que muitas pessoas errem ao omitir valores de aluguel. Inclusive, caso você receba valores de aluguel que estão acima de 1.903,98, é necessário fazer uma declaração mensal. Portanto, não deixe passar isso na sua próxima declaração!
Omitir rendimentos isentos
Primeiramente, é comum que muitas pessoas interpretem o imposto de renda como uma declaração somente do que é obrigatório. Logo, quando realizam investimentos que são isentos, eles pensam que não é necessário declarar. Mas, não faça isso! A malha fina te espera!
Isso porque, independente da isenção, é necessário declarar todos os rendimentos que você possui. Portanto, Poupança, Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), dividendos entre muitos outros sempre devem constar na sua declaração de imposto de renda.
Cometer erros de digitação
Parece bobagem, mas a maioria das pessoas que possuem problemas com o leão é por conta de erros de digitação. Sim! Como mencionamos, a declaração pede um grande número de dados e informações, logo, é necessário ter muita atenção na hora de informar.
Por isso, quando for realizar a sua declaração online, confira bem todos os dados, porque um pequeno ponto pode trazer problemas com o leão. Sendo assim, já que você buscou organizar todos os dados, não dá para cair na malha fina por conta de um errinho, não é mesmo?
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim!
Quer conhecer os melhores cartões de crédito de 2022? Nós podemos te mostrar! Confira:
https://ajudafinanceiro.com/category/cartao-de-credito/
Muito obrigado por seguir o nosso site!
Até a próxima!