Você já deve ter ouvido falar sobre o pagamento mínimo do cartão de crédito, não é mesmo? Assim, muitas pessoas sabem que ele existe, mas não sabem bem como ele funciona, nem mesmo se é vantajoso utilizar esse recurso. Neste artigo, vamos te mostrar um pouco se vale a pena pagar somente o mínimo!
Para começar, podemos dizer que o cartão de crédito passou a ser um item indispensável do planejamento financeiro dos brasileiros. Isso porque ele consegue cumprir a função de cobrir os gastos quando não há dinheiro suficiente. Logo, é possível que os gastos sejam muito grandes por ele!
Por isso, em algumas ocasiões, nem sempre estamos com dinheiro disponível para pagar o valor da fatura. Assim, fica a pergunta: e agora? Uma saída para esse problema é pagar o valor mínimo, mas será que ele realmente vale a pena? É isso que iremos mostrar para você! Confira abaixo:
Devo fazer o pagamento mínimo do cartão?
Basicamente, podemos dizer que não é uma boa opção. Isso porque o pagamento mínimo possui apenas um benefício: ele evita que o nome do cliente seja negativado. Mas, ao não quitar todo o valor da fatura, o limite do cartão fica comprometido e ainda há outros problemas.
Primeiramente, quando pagos apenas o mínimo, o valor de juros passa a ser composto. Logo, na próxima fatura, além de pagar o valor restante, será cobrado um total ainda maior, o que dá a impressão que não pagamos nada. Além disso, o limite não é liberado por completo, o que prejudica a sua organização.
Por isso, se você não quer ter o seu limite comprometido, nem criar uma bola de neve de contas, evite escolher o pagamento mínimo! Em outros casos, opte pelo parcelamento da fatura, que pode oferecer taxas mais brandas e menos problemas.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim!
Aliás, quer conhecer mais sobre os seus direitos financeiros? Podemos te mostrar! Confira:
https://ajudafinanceiro.com/category/dividas-e-direitos/
Obrigado por seguir o nosso site!
Até a próxima!