Você busca fazer um planejamento financeiro, mas é um profissional autônomo e não possui salário fixo? Então, estamos aqui para te ajudar a conseguir manter as suas despesas em ordem!
Primeiramente, todos nós sabemos como pode ser difícil para um autônomo organizar as suas finanças. Afinal, quando não possuímos um valor exato todos os meses, pode ser árduo tentar controlar o que entra e o que sai.
Por isso, trouxemos 3 dicas para você conseguir organizar as suas finanças pessoais, mesmo sem possuir uma renda fixa mensal. Quer saber quais são? Vem comigo que eu te mostro!
Planejamento financeiro: É possível fazer sem ter salário fixo?
Apesar de algumas barreiras, ter um planejamento financeiro adequado mesmo sem ter salário fixo é mais do que possível! Mas, para isso, é necessário que você se atenha a algumas coisas. Confira algumas dicas:
1 – Conheça os seus rendimentos
Para começar, é necessário falar que o autônomo possui duas fontes de renda: a profissional e a pessoal. Por isso, separar essas duas para não ocorrer um choque é o primeiro ponto a se trabalhar.
Então, conheça bem qual renda você possui para ter como base do seu planejamento financeiro pessoal. Não misture suas contas profissionais com as pessoas, isso pode trazer grandes problemas para você!
2 – Tenha cuidado com o cartão de crédito
Todos nós sabemos como o cartão de crédito é um aliado das finanças pessoais. Mas, para um profissional autônomo, gastar em excesso no cartão pode gerar um grande desequilíbrio nas finanças.
Por isso, não deixe todas as suas compras para o cartão. Inclusive, não misture as compras profissionais e pessoais no mesmo cartão. Assim ficará mais difícil de organizar todas as contas a pagar no fim do mês
3 – Tenha uma reserva de emergência.
Essencial para qualquer planejamento financeiro, adotar uma reserva de emergência é essencial para cobrir gastos inesperados e poder respirar mais tranquilo em relação aos seus gastos.
Para um profissional autônomo, essa parte é mais do que importante. Afinal, se não sabemos como iremos receber no próximo mês, temos que ter uma renda extra para cobrir qualquer gasto que aparecer.
Então, gostou do nosso conteúdo?Esperamos que sim!
Inclusive, você tem dúvidas sobre os seus direitos sobre o 13º salário ou férias? Nós podemos te ajudar com isso!
https://ajudafinanceiro.com/category/dividas-e-direitos/
Obrigado por seguir as nossas dicas!
Até a próxima!