Só um momento...

Buscando os melhores benefícios

Está pensando em morar sozinho? Descubra se realmente é viável para você


Morar sozinho é a realização do sonho de independência de muitos jovens. No entanto, antes de tomar essa decisão crucial, você precisa saber quanto custa viver sozinho para reduzir a chance de não ser capaz de assumir novas responsabilidades financeiras.

Com um plano adequado, reservas para comprar alguns eletrodomésticos, móveis e o valor das despesas fixas nos primeiros meses, será muito mais fácil.

Saiba como calcular o custo de morar sozinho

O custo de vida em morar sozinho inclui preparar o lugar para onde você vai morar e o custo de vida após a mudança.

Vale a pena listar os itens que se enquadram nessas categorias e estimar o valor de cada item em seu plano. Faça cotações em diferentes lojas e sites para obter informações e fazer a escolha certa. Desta forma, você pode saber imediatamente quanto você precisa gastar ao longo do tempo depois de morar sozinho.

Coloque tudo em um papel ou planilha e não esquece de anotar tudo. Todos os gastos são relevantes, principalmente os básicos, como contas de luz e água, IPTU, aluguel, mercado, dentre outros.

Morar sozinho gasta muito dinheiro?

Infelizmente não é possível responder essa pergunta, pois isso pode ser variável. Tudo depende do valor que você tem disponível, da localização, dos bens e pretensões. A recomendação é: antes de começar a viver sozinho, quanto mais dinheiro você ganhar, melhor.

Nesse período de transição, ter uma boa reserva de emergência é uma grande vantagem. As reservas permitem que você continue pagando despesas básicas no caso de alguma emergência. Certifique-se de que sua reserva cubra o custo básico de pelo menos três meses. Dessa forma, se você perder temporariamente sua principal fonte de renda, ainda poderá pagar temporariamente aluguel, mantimentos e outras contas.

Lembre-se que este valor não pode ser utilizado para a compra de móveis ou quaisquer outros itens necessários durante a mudança, apenas em situações de emergência conforme recomendado. Portanto, além dos itens necessários, você precisa ter um dinheiro extra.

Móveis necessários para sua casa

Sem sombra de dúvidas, os móveis são os itens mais caros para a mudança. Na hora da compra é bom avaliar o custo benéfico. Móveis de alta qualidade podem ser caros, por outro lado, se for necessário substituí-los imediatamente, comprar móveis baratos não é uma boa ideia. A melhor opção é investir em móveis de qualidade, mas antes comprar apenas os essenciais. Com o tempo, você pode fazer novas compras.

É claro que a definição de quais móveis são indispensáveis ​​varia de pessoa para pessoa e de pessoa para pessoa. Muitas pessoas pensam que o quarto tem uma cama e um guarda-roupa, a sala tem um sofá e a cozinha tem uma mesa, que pode ser usada para comer e trabalhar. Avalie o que você mais usa no dia a dia, na casa de seus pais, e o que pode economizar para uso futuro.

Uma boa dica é comprar o necessário primeiro e tentar pegar móveis de qualidade usados. Procurando bem, você pode encontrar móveis semi-novos em excelente estado de conservação por um ótimo preço.

Saiba quais eletrodomésticos e utensílios são essenciais

Utensílios domésticos e eletrodomésticos também são importantes para quem mora sozinho. Devido à variedade de opções disponíveis hoje, é difícil determinar o que deve ser comprado e o que pode esperar.

Evite a compra de eletrodomésticos muito especiais para um único propósito. Em vez de gastar dinheiro com esses dispositivos, é melhor escolher coisas mais versáteis que podem ser usada em uma variedade de situações. Portanto, você não precisa gastar dinheiro com eletrodomésticos que ficarão em sua casa.

Itens como pratos, talhares e panelas não podem esperar. Mas coisas como batedeiras, formas e micro-ondas podem ficar na espera. Lembre-se de que os eletrodomésticos não são apenas mais caros, mas também consomem energia. Dê preferência a um fuê por exemplo, ao invés de uma batedeira.

Um único dispositivo pode não fazer muita diferença. No entanto, quanto mais versões de eletrodomésticos você comprar, maior será o custo.

Outra opção é o famoso chá de casa nova, onde seus amigos e familiares se juntam em uma reunião e levam “presentes” para a nova casa. Esses presentes podem ser escolhidos por você, no entanto, você não conseguirá escolher marcas ou modelos. Existe também a opção da vaquinha virtual, onde você ganha dinheiro e compra suas coisas de acordo com suas preferências.

Contas fixas do mês, tenha controle sobre seus gastos

Assim que a nova casa estiver pronta e a mudança concluída, as contas fixas começam a aparecer a cada mês. Você precisa levar em consideração essas despesas ao calcular o custo de vida sozinho.

Para a grande maioria dos jovens que deixam a casa dos pais, a primeira conta nesta lista é o aluguel. Além disso, você também pode precisar pagar o IPTU. Caso você tenha casa própria, é importe ter em mente os custos de manutenção do imóvel.

Para as pessoas que vivem sozinhas compras de mercado pode não ser tão importante, mas é preciso planejar com cuidado porque o preço dos alimentos subiu muito. Além da economia que fazer comida em casa ao invés de pedir delivery pode te trazer. Água, energia, gás e internet também são mensais e você precisa pagar, pois o abastecimento pode ser cortado ou seu nome negativado. Além disso, você também pode gastar com transporte, especialmente quando sua nova casa é longe de onde você trabalha.

Agora que você conhece o custo de vida sozinho, a próxima etapa é comparar cuidadosamente esse custo com sua situação financeira atual e avaliar se é viável. Se não, entenda que atrasar temporariamente o plano não é um problema. Na verdade, essa é uma decisão sábia para evitar problemas futuros. Quando você finalmente se encontrar morando em sua própria casa, será uma experiência mais tranquila, com segurança financeira e emocional.

Photo of author
publicado por
Leticia Gabriela
Postado em:

⭐⭐⭐⭐⭐
NOSSAS MELHORES RECOMENDAÇÕES:


Cartão de Crédito Santander SX

CARTÃO SANTANDER SX

Aprovação facilitada. Solicite ainda hoje o seu Cartão Santander!

Cartão de Crédito PicPay aprenda a solicitar

CARTÃO PICPAY

A mais nova opção do mercado. Solicite ainda hoje o seu!

Cartão de Crédito itaú click

CARTÃO ITAÚ CLICK

Sem anuidade para sempre e limites de até 10 mil reais!

Cartão Neon Aprenda a Pedir

CARTÃO NEON

Cartão de Crédito Sem Anuidade e conta digital GRÁTIS!

imagem cartão de crédito inter

CARTÃO BANCO INTER

Famoso por limites altos! Banco 100% Online.

cartão de crédito willbank

CARTÃO WILL BANK

Um dos queridinhos do momento! Uso imediato após a aprovação.

plugins premium WordPress