Inovar na hora de poupar dinheiro pode ser uma tarefa difícil. Mas reinventar o jeito de consumir pode ajudar a economizar. Se você está procurando uma forma fácil e segura de conseguir fazer seu dinheiro valer mais, principalmente por conta dos preços atuais, é sempre bom ficar de olho em algumas dicas. Afinal, não custa nada tentar?!
Todos os dias, somos levados a adquirir bens ou levar para casa novos produtos e lançamentos de infinitas marcas, você já se deu conta disso?! Acontece que na maioria das vezes, não precisamos realmente deste item/serviço ou enjoamos rapidamente e trocamos por outras opções nos próximos meses.
Leve em conta o custo-benefício
Você já parou para pensar nas compras que tem feito e quais delas tiveram bom custo-benefício? Já percebeu o quanto um bem desvaloriza apenas por não ser mais lançamento?
O mundo atual nos leva ao consumismo, a sempre querer coisas novas e da moda, que muda todos os dias. Sempre queremos uma blusa nova, um carro novo, em celular novo e nunca paramos de perder dinheiro.
Porque não trocar um item que não funciona mais ou que não atende as suas necessidades por um item semi-novo e bem cuidado. O seu bolso e o planeta agradecem.
Comprar coisas usadas por um preço bem menor é uma dica incrível de consumo inteligente.
Por exemplo, você tem um carro e quer trocar por outro modelo mais novo, mais seguro e mais bonito. Apenas de sair de uma concessionária, o carro já perde o valor de novo, e a cada km andado, ele tente a desvalorizar mais, isso sem falar na desvalorização anual. Ao invés de pegar um novo, você pode pegar um semi-novo, pegar um carro com uma desvalorização mais estável e não perder tanto dinheiro.
Não se desfaça das suas coisas usadas
Inovar na hora de economizar pode ser uma tarefa difícil. Nesses momentos, é preciso ser inteligente para reinventar os hábitos e economizar, fazendo o seu dinheiro tão suado render mais.
Ao invés de jogar fora suas coisas usadas, você pode fazer renda extra vendendo para a vizinhança, família ou até na internet. Seja o que for, sempre tem alguém precisando, e por um preço acessível, você pode conseguir uma boa graninha. Vale lembrar que seu item não é novo e não deve ter o preço muito alto.
Caso você queira trocar de sofá, e o seu ainda esteja em boas condições, você pode vende-lo, e pegar o dinheiro para ajudar a compra o novo ou semi-novo por exemplo.
Não se apegue a moda
Todo mundo sabe que as tendências de moda vão e voltam com muita frequência. Nunca jogue fora uma peça de roupa porque ela ficou “brega”. Tendências como as calças retas e bocas largas comuns antigamente, voltaram com tudo agora no ano de 2021. Uma boa dica é ter um guarda-roupa espaçoso e guardar essas peças que podem ser curingas no seu vestuário e ainda ser peças “retrô/vintage”. Outra dica importante são os brechós, que vendem roupas lindas, muitas das vezes com etiquetas ou usadas pouquíssimas vezes por preços super acessíveis,
Sua blusa descosturou, ou estragou alguma coisa? Não jogue fora, sempre tente levar a uma costureira, principalmente se for uma peça com um bom tecido e confortável.
Consumo inteligente = Economizar
Ao se transformar em uma consumidor (a) mais consciente e inteligente, automaticamente você terá mais dinheiro pra usar com outras coisas: seja montar sua reserva de emergência, investir, fazer viagens ou algo que sempre sonhou.
Consumo seguro
Com a tecnologia, existem várias plataformas para vendas e compras de consumo inteligente disponíveis no mercado. A grande maioria oferece garantia de dinheiro de volta em caso de o produto anunciado não cumprir com as descrições do anuncio. Dessa forma, você pode vender e comprar sem nenhum perigo de golpe.
Além disso, existem aplicativos e site que comparam preços de lojas, garantindo aquela economia.
Sempre peça um descontinho
Quem nunca pediu um descontinho? Pedir desconto é super normal e você não precisa ter vergonha disso. Muita das vezes, o próprio vendedor aumenta o preço do produto já pensando que o cliente vai pedir desconto e você não quer perder seu dinheiro, não é mesmo?
Por mais que você não leve o desconto, você pode conseguir algum bônus, como parcelar, desconto em um segundo item ou entrega grátis.
Seja prático
Quem é que não ama um frete grátis. Mesmo sendo cobrado, o frete nem sempre sai caro para o consumidor, as vezes o valor do frete sai mais barato do que o valor da gasolina que você gastaria para buscar o que comprou.
Vale lembrar que ao fazer os cálculos sobre qual será mais barato (pagar o frete ou buscar) você precisa levar em conta vários fatores além da gasolina: pneu, óleo, manutenção do carro, possibilidade de acidentes e muito mais.